Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

cabecalho-pronto.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Uberlândia

PDFImprimirE-mail

Conheça outros destinos de Minas Gerais  

CIRCUITO TURÍSTICO TRIÂNGULO MINEIRO

 

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

 

João Pereira da Rocha (1818) foi o primeiro, após o desbravamento da região pelos bandeirantes, a fixar-se por aqui, demarcando área próxima à Aldeia de Santana (atual Indianópolis). Ali ele instalou a sede da sesmaria que denominou por Fazenda São Francisco, dando origem ao nosso município. Demarcou ainda a fazenda Letreiro e a do Salto e deu o nome de ribeirão São Pedro a um curso d'água encontrado.

A vinda de João Pereira atraiu muitas outras famílias, inclusive os Carrejos que, em 1835, adquiriram parte da fazenda São Francisco e de outras próximas, formando as sedes nas quais se instalaram aqueles irmãos: Olhos D'Água, Lage, Marimbondo e Tenda (a de Felisberto).
Felisberto Alves Carrejo que, em 1964, foi legalmente reconhecido como fundador da cidade, era professor com formação adquirida em colégios de missionários. Instalou em sua casa a primeira escola do município e, aos domingos, rezava o terço.

A população elegeu Felisberto Alves Carrejo e Francisco Alves Pereira (filho de João Pereira) seus procuradores para as providências na construção de uma capela. Adquiriram a área entre o ribeirão São Pedro (atual av. Rondon Pacheco) e o córrego Cajubá (av. Getúlio Vargas), pertencente à fazenda do Salto. Esta área foi paga com doações da população e constituiu o Patrimônio da Santa onde foi construída a capela de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião, consolidando a formação do povoado.

A capela era onde se encontra hoje, o prédio da Biblioteca Municipal e, ao seu redor, funcionou o primeiro cemitério local. Em suas proximidades, surgiram as primeiras casas do arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra de São Pedro do Uberabinha, mais conhecida por São Pedro do Uberabinha que, em 1929, recebeu a denominação sugerida por João de Deus Faria: Uberlândia, que significa terra fértil.

 

ATRATIVOS HISTÓRICOS / CULTURAIS

 

Antiga Câmara Municipal e Coreto
Camaru (Centro de Amostra e Aprendizagem Rural de Uberlândia):
Av. Juracy Junqueira de Rezende, 100. Tel: 3222.1000

Casa da Cultura: Pça Coronel Carneiro, 89. Centro. Tel: 3255.8552

Catedral de Santa Terezinha: Pça Tubal Vilela, s/n. Tel: 3236.9457. Ter à Sex das 7h às 11h30/ 13:30 às 19. Sab. 7h às 8h. Dom. 07h30 às 9h/ 18h às 19:30.

Capela de N. Sra. Do Rosário do Distrito de Miraporanga

Centro de Fiação e Tecelagem

 

ATRATIVOS NATURAIS:

 

 

Cachoeira da Sucupira: Suas águas cristalinas precipitam-se, em queda livre, de um paredão de basalto com altura de 15m. Na margem esquerda, existe um bosque natural, com inúmeras espécies próprias das matas ciliares. Situa-se no Rio Uberabinha, a 17km do centro da cidade.

Parque do Sabiá: Situado no setor leste da cidade. Conta com um bosque de 350 mil m2 de mata natural, lagos, zoológico, quadras poliesportivas, campos de futebol e setor aquático pra entretenimento com piscina. Acesso pela R. Haia (Tibério) e Av. Expedicionário (Stª Mônica) - 10km - Tel. (034) 3213.7093 - aberto de 6h30m às 22h.

Parque SIquierolli: É uma unidade de conservação do meio ambiente que tem por objetivo trabalhar a educação e consciência ambiental dos cidadãos. Av. Nossa Senhora do Carmo, 707. Jd. América. Tel: 3216.1692

Reservatório da Usina de Miranda: Situado na represa de Miranda, a usina atrai turistas devido ao espetáculo proporcionado pelo Rio Araguari e o estrondoso barulho da força das águas projetadas pela usina, além do Parque dos Dinossauros, cuja principal atração são as réplicas de dinossauros em tamanho real. 60km de asfalto pela BR 452, em direção a Araxá, até 1,7km após a ponte sobre o rio Claro, à esquerda, 14km por estrada de terra até a entrada da Unidade Ambiental. BR 365, saída para Romaria e Patrocínio, km5. Horário de funcionamento do Parque dos Dinossauros: Qua a Dom. 08h às 18h. Tel: 3227.3131

 

EVENTOS

 

Folia de Reis: Janeiro

Carnaval: Fevereiro

Uberlândia Folia: Março

FENIUB – Feira Nacional da Indústria de Uberlândia: junho

XV Festival de Dança do Triângulo: julho

Exposição Agropecuária: Agosto

Mostra de Dança: Setembro

Congresso das tradições Afro-brasileiras: setembro

Congado: outubro

Rock Noel do London: Dezembro

Av. Francisco Galassi, 855. B. Patrimônio. Tel: 3214.9770

Estádio João Avelange: Av. Anselmo Alves dos Santos, s/n. Tel: 3215.3767.

Igreja do Espírito Santo do Cerrado: Av. dos Mognos, 355. B. Jaraguá.

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Pça Rui Barbosa, s/n. Centro.

Mercado Municipal: R. Olegário Maciel, 255. Centro. Aberto todos os dias das 07h30 às 18h.

Museu Municipal: Pça Clarimundo Carneiro, 39. Centro. Tel: 3239.2726.

Oficina Cultural (antigo prédio da CEMIG) Pça Clarimundo Carneiro, 204. Centro. Tel: 3223.4996. Seg. à Sex. das 12h às 18h. Entrada Franca.

Palácio dos Leões

Praça Tubal Vilela

Teatro grande Otelo
SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades