cabecalho-pronto.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Qual é a política pública de turismo do estado de MG?

Minas Gerais reúne uma multiplicidade de atrativos dificilmente encontrados em um só destino. São 853 municípios e em mais de cinco mil distritos e povoados, repletos riquezas históricas, naturais e culturais. Portanto, a descentralização com foco em todas as regiões do Estado é um dos principais eixos temáticos da política pública estratégica da Secretaria de Estado de Turismo.

Caracterizados como instâncias de governança regional, os Circuitos Turísticos reúnem um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, unidos para organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável. O trabalho dos Circuitos Turísticos se dá por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional.

Para ampliar a visibilidade de Minas Gerais como destino turístico, estamos trabalhando na motivação dos circuitos, a fim de formatarmos novos produtos e roteiros turísticos em todo o Estado, sempre ressaltando a importância do  cuidado da preservação dos valores históricos, culturais e ambientais. Desta forma, poderemos – numa parceria com a iniciativa privada e com outras Secretarias de Estado – aumentar o fluxo de visitação e estender a permanência do turista em Minas Gerais, contribuindo assim, para a geração de emprego e renda no Estado.

As ações desta Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais incluem a implementação, sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização, indo até a promoção do destino turístico. Em Minas, existem 58 circuitos turísticos formatados que envolvem 663 municípios mineiros. Destes circuitos, 42 mais a Capital Belo Horizonte, já foram certificados pela Secretaria de Estado de Turismo.

Depois de certificados, os Circuitos Turísticos são envolvidos em um processo que inclui sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico. Nosso objetivo é fortalecer os municípios, para que possam enriquecer sua oferta turística, ampliar as opções de visitas e possibilitar a satisfação do visitante.

Abaixo seguem nossos principais macro-programas que atendem ao Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos:

·         Promoção e apoio à comercialização dos destinos turísticos estratégicos no Brasil e no exterior/copa 2014

·         Gestão e promoção do Espaço Minas Gerais

·         Estruturação e promoção da Estrada Real

·         Promoção do Turismo de Negócios no Brasil e no exterior

·         Estruturação de destinos turísticos

·         Informação e estatísticas do turismo

·         Sinalização turística

O Governo de Minas espera alcançar o desenvolvimento econômico sustentável no Estado, através de uma rede de cidades criativas, dinâmicas, seguras e bem cuidadas, com ampla gama de serviços públicos e privados. Para isso, será necessário o fortalecimento das cidades pólo, mediante a prestação de serviços que atendam sua própria demanda e aquela proveniente dos municípios de sua área de influência, por meio do trabalho conjunto de todas as Secretarias de Estado.