Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

natureza.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Setur-MG lança programa “Minas Recebe 2019”

informacoes-minas-recebe-2019-8

 

 

 

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) lançou, nesta quarta-feira (15/5), o programa ‘Minas Recebe 2019”. A iniciativa visa melhorar a qualidade e promover os serviços e produtos turísticos oferecidos pelas agências e operadoras de turismo receptivo do estado.

 

O programa oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais. Qualificação e capacitação dos agentes operadores, reuniões técnicas, além de viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados. Os produtos e contatos dos participantes são divulgados no Portal Minas Gerais, site criado e gerenciado pela Setur-MG.

 

Para participar basta que as agências e operadoras de receptivos estejam sediadas em Minas Gerais, possuam CNPJ, Cadastur e Inscrição Municipal ativos, emitam nota fiscal ou documento equivalente. Operar e comercializar produtos turísticos de Minas Gerais, além de possuir site, blog ou rede social também são pré-requisitos.

 

Em breve as inscrições estarão disponíveis no site www.minasgerais.com.br . No ato do preenchimento deverão ser informados todos os dados solicitados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. As informações serão utilizadas para análise do perfil da empresa e definição de ações que a mesma poderá vir a participar ao longo do ano.

 

Todas as empresas credenciadas em 2017 e 2018 deverão participar do processo de 2019 normalmente! Quem não pleitear sua habilitação no prazo descrito, caso queira ingressar no programa Minas Recebe 2019, deverá se submeter ao prazo de renovação anual, que ocorre entre os dias 1 de dezembro e 10 de janeiro.

 

 


 

Minas Gerais presente na reunião do PRT + Integrado em Brasília

Encontro do Programa de Regionalização do Turismo discutiu as ações do MTur para desenvolver destinos brasileiros

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) participou na última quarta-feira (8), em Brasilia, do 4º encontro do PRT + Integrado, realizado pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur). Participaram também representantes do PRT do Amapá e São Paulo, além de gestores dos circuitos turísticos Sertão Gerais (MG), Lago de Furnas (MG) e da região turística Cavernas da Mata Atlântica (SP).

 

Em parceria com os estados, o PRT possibilita aos destinos receberem ações do MTur, como obras de infraestrutura, incentivo aos eventos geradores de fluxo turístico, promoção e marketing, cursos de qualificação, atração de investimentos e financiamento de projetos públicos e privados pelo Fungetur e Prodetur + Turismo. Para trabalhar o desenvolvimento regional, o programa se norteia pelo Mapa Brasileiro do Turismo, que passa por atualização bienal e contempla os municípios que integram as regiões turísticas, definidas pelos estados.

 

Os municípios integrantes de uma região turística precisam ofertar atrativos turísticos, ter orçamento e um setor estruturado para desenvolver a atividade e um conselho municipal de turismo para participar do Mapa. Entre outros critérios, também é necessário ter serviços cadastrados no Cadastur, que é o cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur. Quanto mais serviços cadastrados, maior é a possibilidade do destino se destacar no mercado e ampliar sua categoria e participação no desenvolvimento regional.

 

Márcio Ribeiro, interlocutor do PRT em Minas Gerais, considera estes encontros de grande importância para consolidação do programa nos estados. “A reunião possibilita uma troca de conhecimento entre regiões turísticas que são tão diferentes na realidade brasileira, além de aproximar os destinos do Ministério do Turismo”, ressalta Márcio.

 

 

Secult apresenta a riqueza cultural e turística de Minas Gerais a jornalistas da companhia aérea TAP Air Portugal

 

 

fototap

 

 

Durante oito dias os profissionais portugueses vivenciam Minas Gerais, conhecendo os principais atrativos turísticos do estado; roteiro envolve cidades históricas, Instituto Inhotim e a capital mineira

 

 

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) recebeu, na última segunda (6), jornalistas da companhia aérea TAP Air Portugal para apresentar alguns dos principais atrativos de Minas Gerais.  O tour foi estruturado a partir do tema “do barroco ao contemporâneo”. A ideia é proporcionar aos profissionais portugueses o contato com a riqueza cultural e turística do estado, desde seu acervo arquitetônico do período colonial até o Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho.

 

A programação, que se estende até o dia 13, inclui mais de 20 visitas a atrativos turísticos. Em Ouro Preto, a equipe da TAP, composta por um jornalista, um fotógrafo e um filmmaker, vão conhecer a Praça Tiradentes, a Igreja São Francisco e vários espaços culturais, como o Museu Inconfidência e Museu da Mineralogia. Já em Mariana, os visitantes passarão pela Catedral da Sé, igreja que possui características arquitetônicas típicas do barroco mineiro e pela Praça Minas Gerais. A visita ainda engloba o município de Nova Lima e a capital mineira.

 

Em Belo Horizonte, metrópole conhecida por sua efervescência cultural e importantes pontos turísticos, além de ser candidata a Cidade Criativa de Gastronomia pela Unesco, os jornalistas serão apresentados ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ainda na capital, os profissionais da TAP conhecerão o Circuito Liberdade, um dos mais relevantes corredores de cultura do país. O Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação, e o Mercado Central, famoso por agrupar a diversidade da gastronomia mineira, também fazem parte do roteiro.

 

Para Manuel Simões, jornalista da TAP, as belezas naturais e arquitetônicas de Minas Gerais são alguns dos destaques do estado. “Temos visto paisagens bonitas e conhecido histórias muito interessantes. A herança portuguesa está muito presente e isso nos agrada bastante. É importante conhecer mais da nossa história”, observa Manuel.  A viagem irá se transformar em uma edição especial sobre Minas Gerais na revista UP Magazine, da TAP.

 

As belezas de Minas

Mediada pela Secult, o objetivo do roteiro cultural proposto aos jornalistas portugueses é promover o estado mineiro, apresentando suas riquezas e seu potencial turístico. Com a segunda maior população do Brasil e 853 municípios, Minas Gerais possui uma vasta riqueza cultural, que envolve, entre outros atributos, seu patrimônio histórico, natureza exuberante e gastronomia singular. O estado é o destino certo para quem deseja descansar nas cidades calmas do interior, descobrir a variedade de atrações culturais de Belo Horizonte, tomar banho de cachoeiras, comer uma boa comida mineira ou admirar a beleza das inúmeras e centenárias igrejas barrocas.

 

Esta é uma ação organizada pela Secult MG em parceria com o BH Convention & Visitors Bureau, Frente da Gastronomia Mineira, Mercado Central, Circuito Turístico do Ouro, Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, Instituto Inhotim, Associação de Guias de Turismo de Belo Horizonte (AGTURB), e demais apoiadores.

 

 

 

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades