Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

natureza.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Turismo realiza primeira etapa do Enduro Escola 2011

PDFImprimirE-mail

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais promoveu, na manhã desta quinta-feira (26), a primeira etapa do Enduro Escola 2011, em Brumadinho, no Circuito Turístico Veredas do Paraopeba. A ação sensibilizou os alunos do ensino médio da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira. A iniciativa integra as ações do Projeto Estruturador Turismo Competitivo em Minas Gerais, do Governo de Minas.

 

De acordo com o superintendente de Estruturas do Turismo da Setur-MG, Emílio Botelho, presente na abertura do Enduro, o projeto é fundamental para a conscientização sócio-ambiental e para fomentar o turismo sustentável. “Minas Gerais tem muitos atrativos de aventura e ecoturismo, mas é imprescindível que nossos adolescentes sejam conscientizados sobre a questão da sustentabilidade. É preciso orientar nossos jovens sobre a importância do turismo, sempre preservando o patrimônio histórico, e sem causar danos ao meio ambiente”, pontuou.

 

Botelho ainda destacou a importância da sensibilização voltada para crianças e adolescentes do Estado, utilizando como elementos principais a cultura e a natureza presentes no patrimônio material e imaterial de Minas Gerais. “Sabemos que para preservar é preciso conhecer e valorizar, e só fazemos isso a partir do momento da informação permanente e atualizada que pode gerar uma experiência marcante na vida do cidadão ou do visitante. É importante induzir, com criatividade e interatividade, uma nova maneira de ver o Estado”, salientou.

 


alunos-largada-enduro

 Alunos da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira na largada do Enduro Escola

Crédito: Carlos Alberto - Imprensa MG

 
O prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos, ressaltou que o Enduro Escola vai trazer conhecimento para os alunos e fomentar a atividade turística na região. “Casa Branca já é um lugar maravilhoso. Vamos desenvolver o turismo aqui e o Enduro Escola é uma excelente estratégia de inserção dos alunos nos assuntos pertinentes à atividade turística”.

 

Esta etapa do Enduro Escola tem o apoio do Circuito Turístico Veredas do Paraobepa, da Prefeitura Municipal de Brumadinho e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

Enduro Escola

O Enduro Escola é um projeto de recreação esportiva, turismo e educação ambiental que busca a sensibilização de adolescentes por meio da prática do trekking ecológico, além de incentivar o conhecimento histórico, cultural e ambiental da região.
 
As próximas etapas do projeto serão realizadas em Juiz de Fora (Circuito Turístico Caminho Novo), Ipatinga (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas), Santana do Riacho (Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó) e Sete Lagoas (Circuito Turístico das Grutas).

 

Regras da competição

 

As turmas são divididas em equipes compostas por até oito integrantes que fazem a contagem de passos (medição da distância percorrida) e o cálculo de tempo e navegação. A prova dura em média duas horas e meia e os participantes percorrem, aproximadamente, cinco quilômetros.

Durante a prova, os alunos respondem a perguntas referente aos temas trabalhados em sala de aula. Para responder às perguntas, os alunos receberam orientação prévia dos professores que foram instruídos por uma cartilha onde o turismo é didaticamente mostrado nas suas relações com o ambiente, a história, as comunidades, seus afazeres, tradições e relações sociais.

 

abertura-enduro-escola 

Da esquerda para a direita, a diretora da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, Ruth Chaves,

 o secretário Municipal de Obras, Alcimar Barcelos, a secretária Municipal de Educação, Sônia Maciel,

o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Caio Júlio Xavier, o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos,

 o secretário de Esportes, Lazer e Eventos, Marcos Paulo

 e o superintendente de Estruturas do Turismo da Setur MG, Emílio Botelho

 Crédito: Carlos Alberto - Imprensa MG 

 

 

 

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.

 

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.


Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

 

 

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades