Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

cabecalho-pronto.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Inverno em Minas Gerais reserva atrações para todos os gostos

PDFImprimirE-mail

Opções não vão faltar para descansar e curtir o inverno nos destinos turísticos de Minas Gerais. De 23 a 26 de junho as cidades históricas preparam um espetáculo colorido de fé, com os tradicionais tapetes de serragem em comemoração ao Corpus Christi. Os festivais de inverno trazem atrações culturais que prometem agitar o Estado, e o Sul de Minas reserva um clima agradável para aqueles que gostam de apreciar o frio das montanhas. Em todas as regiões de Minas Gerais, o inverno promete aquecer o calendário turístico do Estado.

 

De acordo com o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, Minas Gerais tem inúmeras opções para o visitante. “A nossa diversidade natural e cultural é um dos mais importantes diferenciais turísticos. O turista que vier para o Estado terá muitas opções de lazer, cultura, história, religiosidade, gastronomia e natureza, aliada à boa hospitalidade de nossa gente”.

 

Baseada em seu Calendário Anual de Eventos, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais preparou sugestões para que o turista possa conhecer as tradicionais celebrações que movimentam a alta temporada turística do Estado e aproveitar os destinos mineiros.

 

Corpus Christi nas cidades históricas

 

Ouro Preto respira história e religiosidade e as celebrações de Corpus Christi acontecem no dia 23 de junho no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Após a missa, às 07 horas, os fiéis seguem em procissão com parada para bênçãos até a igreja de Nossa Senhora do Pilar, onde a Benção do Santíssimo marca o fim das celebrações. O turista pode aproveitar o feriado para conhecer os vários museus e as igrejas barrocas que atraem fieis de todas as partes do país.

 

Em Diamantina, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, a montagem dos tapetes com serragem colorida, borra de café, farinha e areia, traduz os costumes e a originalidade da comunidade e ornamentam as ruas históricas. A procissão sai da Basílica Sagrado Coração, no dia 23, às 16 horas, em direção à Catedral Metropolitana. A festa continua com shows e programação especial nos bares e restaurantes da cidade, além da famosa apresentação da Vesperata no domingo, dia 26 às 21 horas.

 

Em Sabará, Mariana, São João del Rei e Tiradentes a celebração acontece nas principais igrejas das cidades com procissões e tapetes que enfeitam as ruas históricas.

 

vesperata

A Vesperata, em Diamantina, é uma das opções para o feriado de Corpus Christi – Crédito: Acervo Setur MG 

 

 


Arraial animado

A capital mineira sedia a maior festa junina da região Sudeste do país. Promovido pela prefeitura, por meio da Belotur e com o apoio da União Junina, o Arraial de Belô, que acontece há 33 anos, oferece diversão e entretenimento aos belohorizontinos e aos visitantes. A grande festa junina conta com a participação de mais de 60 grupos de quadrilha.  Este ano, a festança já começou e vai até o dia 10 de julho com muita alegria e animação.

 

arraial-belo

O Arraial de Belô anima a capital mineira até o dia 10 de julho – Crédito: Robson Vasconcelos 

 

Festivais de inverno

 

Muita música, atrações culturais, oficinas, e o melhor da gastronomia prometem agitar os festivais de inverno em Minas Gerais. Entre os dias 19 a 28 de agosto, acontece, em Tiradentes, o 14º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia da cidade, um dos maiores do país. Chefs internacionais mostram as novidades da cozinha e deixam a criatividade falar mais alto. Simultaneamente acontecem apresentações culturais abertas ao público.

 

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011, que acontece de 8 a 24 de julho, é um dos maiores e mais tradicionais do Estado e se destaca pela diversidade de atrações que traduzem as formas de manifestação artística locais, nacionais e de outros países.  Este ano, com o tema “Vilas de Minas”, o festival vai homenagear a tricentenária história de Mariana, Ouro Preto e Sabará. Fundadas em 1711, as cidades são conhecidas como Vilas do Ouro. A programação oficial dos 17 dias de festival vai oferecer ao público shows, literatura, espetáculos, exposições e 42 oficinas artísticas. Ouro Preto também realiza, em setembro, o Festival de Jazz da cidade. O evento é referência no calendário internacional de eventos musicais e levará grandes nomes para as ruas centenárias da cidade.


São João del Rei também promove o festival Inverno Cultural, na segunda quinzena de julho com cortejos, apresentações culturais, lançamento de livros, exposições e oficinas.


Em Diamantina, o festival de Inverno UFMG, é uma ótima oportunidade para aproveitar as férias para aprimorar o conhecimento. São realizadas diversas oficinas de Artes Cênicas, Artes Plásticas e Visuais, Literatura, Cultura e Música. Vários espetáculos de dança, teatro, shows, lançamento de livros exposições são realizadas no centro histórico da cidade. O festival acontece entre os dias 17 e 29 de julho. Em setembro, a cidade também realiza a Semana JK, uma semana de comemorações pelo nascimento do ilustre filho da cidade, Juscellino Kubitscheck. As personalidades que se destacam no cenário nacional recebem a Medalha JK, concedida pelo Governador do Estado. A Semana JK vai de 7 a 12 de setembro.


Sul de Minas


Pra quem gosta de aproveitar o que o inverno tem de melhor, as baixas temperaturas são o atrativo principal das cidades do Sul de Minas. Monte Verde, distrito de Camanducaia, fica a mais de 1.500 metros de altitude e é privilegiada com o aconchego do clima romântico e natureza exuberante. O charme da arquitetura local encanta os turistas e a paisagem da Serra da Mantiqueira é de tirar o fôlego.


Outra cidade mineira conhecida nacionalmente pelos termômetros abaixo de zero é Maria da Fé. Este ano a Secretaria Municipal preparou o Festival de Inverno, Arte & Design, de 7 a 17 de julho, com exposições de artesanato, palestras, oficinas e apresentações culturais variadas.

 

Para o inverno 2011, Capitólio organizou uma festa que resgata a cultura folclórica, com apresentação de danças e músicas típicas, além da trança de fitas e outras apresentações. O Arraial dos Franciscos acontece nos dias 8 e 9 de julho.

 

Santana do Riacho

 

Além de aproveitar a paisagem exuberante da Serra do Cipó, em Santana no Riacho, o visitante pode curtir as duas grandes festas juninas promovidas na cidade. Ao som de muita música, barraquinhas, comidas típicas, brincadeiras e animada quadrilha regional, o Arraial da Lapinha, que acontece em julho, promete esquentar o clima frio da serra.


Brumadinho


Bem pertinho da capital, a 60 km, o Instituto Inhotim preparou uma programação especial para os meses de junho e julho. O projeto “Inhotim em Cena” traz várias atrações artísticas e culturais. No dia 03 de julho, a apresentação fica por conta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A programação é gratuita para os visitantes. Além da programação especial, Inhotim, que é considerado um dos maiores museus contemporâneos a céu aberto do mundo, oferece ao visitante um grande conjunto de obras de arte, expostas em galerias e em conjunto com um jardim botânico de rara beleza. O acervo abriga mais de 500 obras de artistas nacionais e internacionais.


A prefeitura de Brumadinho realiza em setembro, o “Brumadinho Goumet”, um evento gastronômico que reúne artistas locais, cozinheiros e gourmets.


inhotim

Inhotim preparou programação especial para os visitantes – Crédito: Acervo Setur MG

 

 

 

 

 

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.

 

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.


Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades