Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

natureza.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Setur realiza Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e o Encontro de Receptivos de Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Na última semana, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) habilitou 59 empresas de turismo receptivo e entregou o certificado de renovação para 44 circuitos turísticos, durante o primeiro Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e o Encontro de Receptivos de Minas Gerais, deste ano. O evento aconteceu em parceria com o Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

 

img-2822


Com objetivo de reunir representantes dos circuitos turísticos, receptivos e o trade turístico, o encontro promoveu palestras, oficinas e assistência direta ao público por meio das mesas de atendimentos. Gastronomia, ICMS, portal Minas Gerais, inventário, Pronatec, Cadastur e segmentação turística estiveram em pauta durante toda a programação.

 

Alinhar os serviços desenvolvidos durante os roteiros, mercado e a comercialização de produtos foi uma das propostas levantadas no encontro Minas Recebe. Já a palestra que teve como tema “Excelência de Serviços Turísticos”, ministrada pelo especialista em turismo de aventura, Luis Del Vigna, abordou a importância de utilizar as normas técnicas e operar também no campo imaginário e humano da profissão.

 

Na ocasião, em parceria com a Federação de Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), foi apresentado o projeto de imersão digital do turista em Minas Gerais pela startup Hi Position. A plataforma denominada “HiPo” auxiliará na divulgação de informações turísticas em tempo real, conectando atrativos e prestadores de serviços em uma rede única de inteligência digital que facilitará a experiência dos visitantes no estado. “Minas Gerais com a plataforma HiPo torna-se o primeiro Estado inteligente do mundo”, afirma o CEO Armando Júnior.

 

O programa Fundo Geral de Turismo também pautou uma palestra relacionada aos investimentos no setor turístico. Com o tema “Linhas de Financiamento”, o gerente de departamento do BDMG, Alexandre Drummond, discursou sobre os recursos oferecidos pelo banco.

 

“O encontro é uma forma objetiva de alinhar os projetos da Setur incluindo todo trade turístico de Minas Gerais com foco no desenvolvimento do segmento. Com a renovação de certificação dos circuitos e com a habilitação dos receptivos nós temos a oportunidade de fortalecer o turismo em todas as regiões mineiras, contribuindo para que o Estado se consolide enquanto destino turístico,” avalia o secretário de Estado Adjunto de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais.

 

img-2830

 

Cadastur 3.0

Compondo a programação, a Setur e o MTur lançaram o Cadastur 3.0. O programa consiste na modernização do cadastro de prestadores de serviços turísticos. Assim, a partir de implantação do sistema, todo o cadastro será feito eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno, uma vez que todas as informações estarão interligadas ao banco de dados da Receita Federal.

 

Com a medida, a expectativa é garantir que os 3.453 meios de hospedagem registrados em Minas Gerais pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur estejam cadastrados no Cadastur. Atualmente, apenas 1.013 (29%) estão no sistema. Nos demais estados da região, a situação é semelhante: no Rio de Janeiro, dos 2.520 meios de hospedagem existentes no estado, apenas 957 (40%) estão regularizados. Em Vitória, 167 (26%) dos 639 estabelecimentos estão formalizados; e em São Paulo, 1.169 (22%) dos 5.251 meios de hospedagem estão em situação regular no Cadastur.

 

“Por meio do Cadastur 3.0, o turismo de Minas Gerais ganha muitos benefícios. Além de poder efetuar o cadastro totalmente online, os prestadores de serviços turísticos terão mais agilidade e menos burocracia na hora de se cadastrar. Dessa forma, as empresas poderão oferecer um serviço regularizado e, consequentemente, mais seguro para os turistas, atraindo um fluxo maior de visitantes para os destinos mineiros”, garante o secretário de Estado Adjunto de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais.

 

img-3090

SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades