Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR

rural.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Venha curtir o Outono em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Com a chegada do Outono, Minas Gerais é o destino certo para quem deseja curtir a estação mais amena do ano. Para aproveitar os dias de lazer, como finais de semana, feriados prolongados e até férias, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) preparou algumas dicas para os turistas desfrutarem de um clima muito gostoso.
Entre o verão e o inverno, o outono de 2018 inicia nesta terça-feira, 20 de março, e vai até 21 de junho.

 

bem-vindooutono-1

Caracterizado pelo amarelar e também pelo início da queda das folhas das árvores, a estação deixa os locais muito agradáveis e com um cenário muito propício para quem deseja descansar e, claro, curtir um romance.
Minas Gerais, rica em belezas naturais, possui parques que estão estruturados para receber visitantes. Espalhados em diversas partes do Estado, os turistas podem optar por roteiros de aventura, trilhas, cachoeiras, que possibilitam o contato direto com a natureza. Afinal de contas, os parques estaduais são uma excelente alternativa para quem procura descanso.

“Com o cenário perfeito para os turistas que desejam aproveitar o Outono, Minas Gerais tem muitas opções para o turista que deseja diversão e lazer. Além dos parques e da natureza exuberante do Estado, temos o romantismo e o bem estar de várias cidades. Ressaltamos que seja qual for a opção, todas ofertam uma gastronomia peculiar e o aconchego característico dos mineiros”, convida o secretário Adjunto de Estado de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais.

Uma boa dica para quem deseja curtir o “friozin” do outono é o amanhecer no Pico da Bandeira. Uma cena inesquecível que pode ser apreciada no terceiro ponto mais alto do Brasil, em um dos mirantes mais conhecidos de Minas. Quem já visitou, garante que ir até lá durante a madrugada é uma experiência única, principalmente pela recompensa que se tem ao chegar ao alto quando o dia está amanhecendo, trazendo o sol para tomar conta do espetáculo.


Localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais, o local deixa os visitantes sem folego, não apenas pela altitude, mas pela vista panorâmica de 360º do lugar. Do alto, os turistas podem ainda avistar o Pico do Cristal, a Pedra Menina, o Pico do Calçado e até cidades próximas de Alto Caparaó, ponto de partida para se conhecer o Pico da Bandeira.


Com muito charme, o distrito de Monte Verde pertencente ao município de Camanducaia é alvo de muitos casais apaixonados, famílias e amigos que desejam saborear as delicias do local. Considerada a Suíça brasileira, a cidade é um dos locais mais singulares do Estado. Rodeado por montanhas verdes e pinheiros, o lugar é uma estância climática a 1.600 metros de altitude com a arquitetura europeia transformando o município num cenário romântico. Favorável à prática do turismo de natureza, Monte Verde é um dos destinos ideais para quem gosta de respirar ar fresco e limpo. Atividades como caminhadas por trilhas, passeios a cavalo, montanhismo ou até mesmo contemplação da natureza são algumas das opções que o local oferece. Durante o outono, Monte Verde, devido ao clima ameno, tornou-se um destino bastante procurado por casais, sejam estes namorados ou aqueles que desejam curtir a lua-de-mel, a vila possuí várias opções de pousadas e hotéis para quem deseja aproveitar os momentos a dois.


Outra opção de lazer fica por conta do Circuito Turístico Serra do Cipó. Dentre as sugestões, a Setur destaca Santana do Riacho que surgiu no século XVIII, ao redor da de uma pequena capela construída no local.  O Parque Nacional da Serra do Cipó, o principal atrativo do destino, conta também com rios, cânions, paredões, cachoeiras, lagoas e expressiva fauna e flora. Fora do parque o turista encontra outros atrativos naturais como a Cachoeira do Lageado, as Grutas do Padre Borges, além do Sitio Arqueológico da Lapinha e o Pico do Breu. Dentre os atrativos culturais estão a Igreja Nossa Senhora de Santana, a Escultura do Juquinha da Serra e o Caminho dos Escravos. No Parque Nacional da Serra do Cipó o turista pode praticar atividades de ecoturismo como hikking, canyoning; passeio de caiaque e barco, turismo equestre; trekking, ciclo turismo, caving e alpinismo.
Quando os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas, nada melhor do que conhecer e se hospedar em Santana dos Montes. Localizada a cerca de 130 km da capital mineira, a cidade tem entre seus principais atrativos as imponentes fazendas coloniais e os belos casarões, além das belezas naturais. Inicialmente habitada por índios carijós e depois por portugueses, a área recebeu o aporte dos escravos africanos destinados às lavouras, cujos descendentes ainda mantêm viva a tradição da Festa do Rosário, a Folia de Reis e o Congado. Conforto e tranquilidade são ingredientes de destaque nos hotéis-fazendas e pousadas da região.


Pra quem desejar aliar história e cultura ao passeio, uma excelente dica é o Parque Natural do Caraça. Alocado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o local é um trecho da Serra do Espinhaço que é formada por picos e morros como: Trindade, Conceição, Olaria, Canjerana, Carapuça, Inficionado e do Sol, este último o ponto mais alto chegando a uma altitude de 2072m.

Antigamente, o lugar abrigou um colégio que por onde passou grandes ícones da história brasileira, como os presidentes, Affonso Pena e Arthur Bernardes. Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), também conhecida como Santuário do Caraça.

Minas Gerais está sempre pronta para receber os turistas. O Estado tem sempre uma novidade para atrair os visitantes que buscam o aconchego do Outono, nessa estação tão colorida.



SETUR|
Rodovia Papa João Paulo II, 4.001  – Prédio Gerais,11º Andar - Bairro Serra Verde,CEP: 31.630-901 - BH, MG -
Telefones de contato
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades