bem-estar.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Minas Gerais ocupa presidência do Fornatur

Nesta segunda-feira (02 de abril), o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) escolheu seu novo presidente: o secretário Estadual de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais. A solenidade de posse aconteceu em São Paulo, durante a preparação da WTM Latin America.
default
Foto: Emerson Souza
A chapa eleita, por unanimidade, é composta por Minas Gerais na presidência; por Leandro Garcia (Goiás) como 1º vice-presidente e Hugo Veiga (Maranhão) como 2º vice-presidente. Foram definidos ainda: o vice Sudeste, Nilo Sérgio (Rio de janeiro); vice Norte, Ricardo Peixoto (Roraima); vice Nordeste, José Alves (Bahia) e vice Centro-Oeste, Bruno Wendling (Mato Grosso do Sul).

Minas Gerais que já ocupava a vice-presidência do Fornatur pretende dar continuidade aos projetos propostos na expectativa de fortalecer ainda mais o fórum e, consequentemente, o turismo em todas as regiões brasileiras.  Como ação inicial, a nova diretoria almeja implantar a Plataforma Integrada de Turismo – PIT, desenvolvida por Minas Gerais, para os demais estados do Brasil. A ferramenta, pioneira do segmento turístico, tem como objetivo profissionalizar o planejamento e a promoção turística.

“Assumir a liderança do Fornatur é uma conquista para o turismo mineiro. Minas Gerais se consolida, cada vez mais, no mercado pela capacidade técnica e infraestrutura no segmento turístico, resultado do trabalho constante da equipe da Setur-MG. Estar à frente da nova diretoria significa que podemos atuar com maior protagonismo nas decisões do Conselho Nacional do Turismo e nas ações de fomento do Plano Nacional do Turismo”, comemora Gustavo Arrais.

FORNATUR - O Fórum foi criado em 2000, para ser um colegiado dos secretários de Estado de Turismo ou presidentes de Órgão Estaduais de Turismo. O objetivo é que a instância delibere sobre temas relevantes para o setor, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política. O bloco se reúne, em média, a cada dois meses, durante eventos turísticos de grande projeção.

O presidente do Fornatur tem assento no Conselho Nacional do Turismo, e atua junto a este órgão no assessoramento ao Ministério do Turismo para elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.