rural.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Abertura do calendário do #vempassarinharMG 2018 registra 70 espécies

Inserido na Serra do Espinhaço, região de Mata Atlântica e Cerrado, o Parque Estadual Mata do Limoeiro, no distrito de Ipoema (Itabira), recebeu, no último dia 24 de junho, a primeira passarinhada de 2018 do projeto #vempassarinharMG.

passarinahr-pe-limoeiro-roneijober-alves

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG),  o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Prefeitura Municipal de Itabira e do Circuito Turístico do Ouro.
Conduzidos pelo biólogo e guia de observação de aves Eduardo Franco, o grupo com mais de 30 participantes percorreu cerca de 4 km na unidade de conservação. Ao longo da trilha, entre os integrantes em seu primeiro contato com a atividade e observadores experientes, foram avistadas 70 espécies de aves, com destaque para surucuá-variado (Trogon surrucura) e formigueiro-da-serra (Formicivora serrana), sendo este último de distribuição restrita na Mata Atlântica do sudeste do Brasil – Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

surucua-credito-eduardo-franco

Surucuá - Variado  avistado no Parque - Foto:Eduardo Franco

Além da observação da vida silvestre, o Parque Estadual Mata do Limoeiro possui diversos atrativos, como as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

Segundo o secretário de Estado Adjunto de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais, o #vempassarinharMG 2018 é mais uma etapa do projeto que iniciou no último ano com o foco no fomento do turismo nos Parques Naturais de Minas Gerais que vem trazendo resultados positivos. “A atividade atrai turistas e observadores de todos os cantos do mundo. Com isso, temos a oportunidade de mostrar as belezas naturais e diversos atrativos de Minas Gerais”, destaca.

birder-creditoeduarco-franco

Foto: Eduardo Franco

Consulte nosso calendário 2018, inscreva-se nas próximas ações e prepare sua câmera!

#vempassarinharMG no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Domingo, 08 de julho às 07h - Itacarambi/MG