bem-estar.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

PLANO MUNICIPAL DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE BONFIM

SETUR RECEBE PLANO MUNICIPAL DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE BONFIM FRUTO DE PARCERIA COM A UFMG

certificado

O Plano Municipal de Turismo elaborado pelo município de Bonfim e entregue a SETUR é fruto do projeto “Gestão Além do Horizonte” da Escola de Gestão Pública da Universidade de Minas Gerais – UFMG com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR.

O projeto teve por objetivo oferecer a prática profissional aos  alunos do curso e auxiliar os municípios selecionados a aprimorarem os processos de elaboração de instrumentos de planejamento e gestão. Foram selecionados municípios integrantes da Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, para obterem auxílio dos alunos na elaboração de Instrumentos de Planejamento Municipal do Turismo, essenciais na gestão da atividade turística.

Ao todo 26 municípios foram selecionados e 14 Circuitos Turísticos foram envolvidos. Os critérios utilizados para seleção dos municípios, de acordo com a demanda da Escola de Gestão Pública da UFMG, foram:

· Possuir até 30 mil habitantes.

· Não pertencer a RMBH.

· Ter o inventário da oferta turística aprovado pela Setur.

· Não possuir Plano Municipal de Turismo.

· Não possuir Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.

No âmbito do Projeto Gestão Além do Horizonte, em cada município participante foram formadas equipes de planejamento, que receberam orientações, metodologia e materiais desenvolvidos pela escola para o projeto. Os municípios tiveram total liberdade para organizar os seus trabalhos. O apoio da equipe da Escola de Gestão da UFMG foi pensado, desde o início, como complemento à ação dos gestores municipais - e nunca em substituição a essa.

“A construção do plano municipal de turismo com o apoio da Escola de Gestão Publica da UFMG foi uma experiência única para o nosso município, de modo participativo construímos um documento orientador para o desenvolvimento do nosso município”. Debora Schuffner, representante do município de Bonfim.

“Ficamos muito felizes com o fato de que o trabalho de todos esses meses gerou resultados concretos”, disse o Prof. Paulo Ricardo Diniz Filho, coordenador do projeto.

“Parabenizo os envolvidos no município de Bonfim e da Escola de Gestão Pública UFMG pela dedicação na elaboração do plano, destaco ainda que a SETUR está sempre disponível para auxiliar os municípios”, afirmou o Secretario de Estado de Turismo, Paulo Almada Jr.