cultura.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Secult e CT do Lago de Furnas realizam Encontro Empresarial de Turismo para promover Cadastur

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com o Circuito Turístico do Lago de Furnas, realizará, na quinta-feira (23/5), o Encontro Empresarial de Turismo para discutir as vantagens do Cadastur. O evento será em Alfenas, e contará com a participação de representantes de 58 municípios, além do trade turístico da região, dos gestores dos Circuitos Turísticos Nascente das Gerais, Montanhas Cafeeiras de Minas, Caminhos Gerais, Lago de Furnas, Vale Verde e Quedas D’ Água.

O Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, instituído na Lei Federal 11.771/2008, sem ônus algum para os participantes. Ele é executado pelo Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com os órgãos oficiais do setor e, desde 2019, se tornou um dos critérios para a participação no Mapa do Turismo.

Os prestadores de serviço cadastrados podem contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, tais como acesso a financiamentos, apoio em eventos do Mtur, incentivo à participação em programas e projetos do governo federal, aumento de visibilidade, além de outros.

Outro tópico abordado durante o encontro será o Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR) e as oportunidades que ele gera para o Trade Turístico. O fundo é uma linha de financiamento do BDMG, em parceria com o Governo Federal, que recentemente foi alterado para melhor atender as necessidades do setor.

Na sexta-feira, aproveitando a oportunidade, a equipe da Diretoria de Capacitação e Qualificação da Secult apresentará o Projeto Escola na Trilha: Orientação para o Turismo. Este projeto foi criado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar jovens do ensino médio público, por meio da vivência turística, quanto à importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico cultural. A Secult quer encontrar parceiros para viabilizar a implementação do projeto na região.

Serviço: Encontro Empresarial de Turismo – Apresentação do Cadastur e Escola na Trilha

Data: 23 e 24 maio 2019

Público: Circuitos Turísticos, Prefeituras Municipais e Trade Turístico

Local: Hotel Class de Alfenas. Av. Lincoln Weslin da Silveira, 257. Alfenas, MG.