cultura.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Vice-governador participa de reunião de fortalecimento do turismo em Diamantina

content-photo-

O vice-governador Paulo Brant esteve, na tarde de sexta-feira (17/5), em Diamantina (Vale do Jequitinhonha), para uma reunião com autoridades regionais. O encontro teve como anfitrião o prefeito da cidade, Juscelino Roque. O objetivo foi criar, ampliar e fortalecer o relacionamento do governo do Estado com o trade turístico municipal e regional, melhorando assim o processo de escuta, a troca de experiências e a identificação de oportunidades para o setor.

Ao vice-governador foram apresentadas reivindicações e projetos relacionados ao Turismo e desenvolvimento não só de Diamantina, mas também dos municípios de Conceição do Mato Dentro e Serro.

Diamantina, cidade da região do Jequitinhonha, é terra natal de Paulo Brant. Fundada em 1713, com o nome de Arraial do Tejuco, cresceu e se desenvolveu durante o século 18 pela mineração de diamantes, então abundantes em seu território. Em 1938, recebeu o título de “Patrimônio Histórico Nacional” e, em 1999, foi declarada "Patrimônio da Humanidade" pela ONU.

Após ouvir representantes dos municípios na reunião, o vice-governador lembrou outro conterrâneo, Juscelino Kubitschek, que foi grande empreendedor e incentivador do Turismo. “É impressionante a quantidade de inovações da área da Cultura que Juscelino fez”, disse Brant. E afirmou ainda que “Cultura e Turismo não são adereços, não só pela importância simbólica da Cultura, mas por seu potencial, principalmente em Minas, para transformar esse estado e essa região”.

A chefe de gabinete da Secretaria de CulturaTurismo, Ana Tereza Fernandes, que representou o secretário Marcelo Matte, apresentou as perspectivas de ação da pasta. Ela explicou que o secretário busca mostrar que suas áreas são espaço de investimento de recursos, que geram investimento. “O dinheiro aplicado na Cultura retorna amplificado para a economia do Estado”, concluiu.

Também participaram da reunião o defensor público-geral Gério Patrocínio Soares; o chefe do Gabinete Militar do governador, coronel Evandro Borges; o secretário adjunto de Saúde, Bernardo Ramos; os prefeitos de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, e do Serro, Guilherme Simões Neves; as secretárias de Cultura de Diamantina, Márcia Betânia; de Conceição do Mato Dentro, Silvania Núcia de Souza Lages; e do Serro, Grizielle Cristina Campos; a secretária de Turismo de Conceição do Mato Dentro, Rejane Ottoni de Abreu; o presidente da Associação Comercial de Diamantina, Cândido Aparecido Santos; o presidente do Circuito Turístico dos Diamantes, Ricardo Rocha; o assessor de Turismo da prefeitura de Diamantina, Luciano Amador dos Santos; o representante da Associação dos Produtores de Queijo de Diamantina, Ewerton Almeida; a representante da Associação dos Viticultores e Oliveicultores do Alto Jequitinhonha, Luciana Guimarães; o representante da Confraria Cervejeira de Diamantina, Fábio Borges; e outros representantes das áreas de Cultura e Turismo da região.