bem-estar.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Encontro Empresarial de Turismo reforça a importância do registro no Cadastur

gabriel-salgado-foto-angelo-rezende
Gabriel Salgado - Diretor de Capacitação e Qualificação Setur - apresenta benefícios do Cadastur

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com o Circuito Turístico do Lago de Furnas, realizou, na última quinta-feira (23), ação de sensibilização do Cadastur, na cidade de Alfenas. O evento contou com representantes de prefeituras municipais, trade turístico e empresários do setor de diversas cidades das Instâncias de Governança Regionais (Circuitos Turísticos) do Lago de Furnas, Nascente das Gerais, Montanhas Cafeeiras de Minas, Caminhos Gerais e Vale Verde e Quedas D’água.

O Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, instituído na Lei Federal 11.771/2008, sem ônus algum para os participantes. Ele é executado pelo Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com os órgãos oficiais do setor e, desde 2019, se tornou um dos critérios para a participação no Mapa do Turismo. (...)

Na palestra, foi ressaltada a importância das empresas formais terem seu registro no Cadastur. Os prestadores de serviço podem contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, tais como acesso a financiamentos, apoio em eventos do Mtur, incentivo à participação em programas e projetos do governo federal, aumento de visibilidade, além de outros.

A Presidente da IGR Lago de Furnas, Thayse de Castro, avaliou com otimismo o evento. “Acreditamos que teremos êxito na ampliação do cadastro de empresas da região do Lago de Furnas, tendo em vista a repercussão entre os presentes da importância e dos benefícios advindos do Cadastur.”

Na oportunidade, a Diretoria de Capacitação e Qualificação (DCQ) da SECULT apresentou o projeto Escola na Trilha: Orientação para o Turismo. O público presente pode conhecer um pouco mais sobre o projeto que leva alunos de escolas públicas para a prática de trekking ecológico, visando a sensibilização e conhecimento do potencial do turismo na região, consciência de preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural e histórico local. Além da participação no projeto, os alunos com melhor pontuação na prova são beneficiados com uma viagem pedagógica a um importante atrativo turístico da região.

Thayse de Castro e representantes de escolas públicas consideraram o projeto muito importante. Eles se comprometeram a firmar parcerias para viabilizar sua realização em 3 municípios da IGR Lago de Furnas.