rural.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Estratégias de regionalização do turismo em debate

flavia-site

Secult-MG apresenta, em evento no Espírito Santo, ferramentas de implantação e monitoramento de Instâncias de Governança Regional do Turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) participou do Encontro de Gestores Regionais e Municipais do Espírito Santo, no dia 24 de julho, para apresentar o histórico e as ferramentas institucionais criadas para implantação e monitoramento das Instâncias de Governança Regional do turismo em Minas.

Minas Gerais é o único estado do país a possuir a certificação das Instâncias de Governança Regional (IGRs). As Instâncias são reconhecidas em Minas desde 2003, pelo Decreto 43.321, e são regidas pela resolução 45/2014. A partir de agora, o Espírito Santo também poderá certificar as suas Instâncias, em função da assinatura de uma Portaria durante o evento, realizado em Vitória. Com a certificação das instâncias de governança regionais de turismo, as entidades que cuidam do turismo têm mais facilidade para captar recursos junto a empresas públicas e privadas.

A diretora de Regionalização e Descentralização das Políticas do Turismo da Secult-MG, Flávia Ribeiro, apresentou a palestra "A importância do reconhecimento das Instâncias de Governança Regional do turismo para maximizar a captação de recursos e fomentar as ações regionais". Foram apresentados programas e boas práticas aplicadas pela Secretaria voltadas ao setor turístico, como ações de promoção e integração regional; de capacitação e alinhamento; de desenvolvimento de produtos, de articulação regional; além de diversas parcerias entre os Circuitos Turísticos e estratégias para a disseminação de informações para públicos variados. Na pauta ainda foram apresentados os desafios e próximos passos da Regionalização em Minas Gerais.

O encontro contou com a presença da vice-governadora do Espírito Santo do secretário de Turismo do estado, além de vários empresários, prefeitos e secretários municipais.

Regionalização

O Programa de Regionalização do Turismo tem como objetivo promover a convergência e a articulação das ações do Ministério do Turismo e do conjunto das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo no Brasil, de forma regionalizada e descentralizada, alinhado aos princípios da Política Nacional de Turismo, estabelecidos pela Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008.