natureza.jpg Dúvidas Frequentes Links Mapa do Site Fale Conosco Ajuda Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais

Circuito Serra Geral do Norte de Minas, repleto de belezas cênicas e atrativos histórico-culturais,

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais certifica amanhã (07), o Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas. Assim, o Estado passa a ter 58 circuitos formatados e 44 certificados. “Trabalhamos para que os circuitos estejam cada vez mais qualificados, estruturados e articulados regionalmente, a fim de formatarmos roteiros turísticos em todo o Estado, com o cuidado da preservação dos valores históricos, culturais e ambientais”, explica o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Robson Napier, que presidirá a cerimônia. O evento acontecerá às 14h, no Centro de Geração de Renda de Mato Verde, município sede do Circuito Turístico. São esperados os prefeitos de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia, cidades que integram o circuito, além representantes de órgãos municipais e empresários ligados ao segmento.

As ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, incluem a implementação, a sensibilização, mobilização, a elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, a roteirização, indo até a promoção do destino turístico.

Atrativos da região
A região do Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas possui diversidade de recursos naturais, com serras, vales de rios, cachoeiras, grutas e águas termais (o destaque é Montezuma). Há grande potencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ecoturismo e a pratica de esportes de aventura, como trekking, rapel e escalada.

As manifestações culturais típicas são famosas na região, sobretudo festas religiosas, gastronomia e artesanato (peças em cerâmica e madeira, bordados em tecido e tapeçaria). As cidades possuem patrimônios de grande valor histórico e artístico, como igrejas e prédios públicos e residenciais do período colonial.

O segmento do turismo rural também é explorado em alguns municípios do circuito, com a possibilidade de que o turista conheça várias etapas do processo de fabricação de produtos agrícolas como queijo, rapadura, requeijão, quitandas, doces e cachaça, especialmente em Janaúba.